O meu site esta com Malware e agora ?

A um tempo atrás um parceiro do twitter teve em seu site um aviso meio incômodo do Google

Caso o seu site passe pelo mesmo problema aqui citarei algumas dicas que podem ser muito uteis, em primeiro lugar; Caso você use um Gerenciador de conteúdo como o WordPress, Drupal, Joomla entre outros atualize-os e mantenha os sempre atualizados o máximo possível.

Os motivos principais para uma provável invasão:

  • Senhas Fracas
  • Sites que usam gerenciador de conteúdo Desatualizados
  • Scripts desatualizados
  • Usar scripts de terceiros
  • entre outros

O invasor pode alterar o conteúdo do site (por exemplo, para adicionar spam) ou adicionar outras páginas ao site, normalmente com a intenção de realizar phishing (enganar os usuários para que eles compartilhem informações pessoais ou de cartão de crédito).

O termo “malware” abrange todos os tipos de software malicioso desenvolvidos para prejudicar um computador ou uma rede.

O Google entra em contato quando o webmaster e cadastrado nas Ferramentas para Webmaster do Google

Você pode saber se o seu site foi identificado como um site que pode hospedar ou distribuir software nocivo (um tipo de “badware”) verificando o Painel nas Ferramentas do Google para webmasters. Observação: Você precisa verificar a titularidade do site para acessar tais informações. Também enviamos avisos dos sites afetados para webmasters nos endereços de e-mail a seguir:

  • abuse@
  • admin@
  • administrator@
  • contact@
  • info@
  • postmaster@
  • support@
  • webmaster@

As diretrizes são baseadas no site StopBadware.org alem disso o google afirma que usa critérios próprios.

Para proteger os usuários e se comunicar com os proprietários de sites invadidos, o Google usa scanners automáticos para procurar constantemente por esses tipos de páginas web. Se o invasor inseriu malware no seu site, também identificaremos essa infecção nos nossos resultados de pesquisa para proteger outros usuários. Qualquer determinação de que o seu site esteja infectado é baseada puramente no conteúdo das páginas infectadas e não na sua reputação como um webmaster.

 

Após o estrago feito o Proprio Google sugere como proceder vamos aos passos.

1 – Tirar o site do ar

Colocar em quarentena, deletar todos os script logicamente apos ter sido feito um backup.

2 – Avaliar o Dano

Saber avaliar o estrago causado e os codigos e primordial

3 – Limpar o problema

Destecte de forma apropriada, e remova todo codigo malicioso isto e bem trabalhoso.

4 – Submeta ao Google seu site para analise.

Leia a frase Atentamente

Se o seu site foi infectado com malware

Após ter certeza de que todo código malicioso foi removido, será possível solicitar uma análise de malware do seu site. O Google verificará o seu site e, se nenhum malware for detectado, removerá o marcador de aviso que aparece na listagem do seu site na página de resultados de pesquisa

Preste atenção só mande quando tiver certeza que o site está limpo ou isto pode gerar dores de cabeças intermináveis o pessoal não gosta muito de perder tempo melhor seu site 2 dias fora do ar e retornar saudável ou vai demorar ate messes que dirá não retornar mais por isso atenção e cautela.

Deixar sua resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>